Turismo e desenvolvimento local: uma iniciativa na aldeia histórica de Marialva

  • Paulo Romão Promotor do projecto Casas do Côro
Palavras-chave: Turismo, Aldeia histórica de Marialva, desenvolvimento turístico

Resumo

O homem é um ser cultural, que gosta de conhecer o que é diferente, facto que constitui uma forte motivação para fazer turismo. O turismo de sol e mar é massificado, comparativamente com outras alternativas em diversas geografias onde se valoriza o contacto com a natureza, o património, os costumes locais e as características diferenciadoras.  É uma modalidade turística de maior qualidade que começa a despontar no Interior através de algumas iniciativas pontuais e pode vir a ser um potencial redutor do fator sazonalidade.

O presente texto procura refletir quais os fatores chave da afirmação de um projeto de desenvolvimento turístico na Aldeia Histórica de Marialva. Tem como objetivos criar um conceito que responda às expectativas do viajante contemporâneo o conceito de um hotel com atmosfera. Pretende-se criar uma alternativa válida ao turismo de massas que responda às tendências do mercado atual e a uma procura de espaços não convencionais.

A análise dos resultados prevê-se que nos permita concluir sobre a importância de um nova centralidade que pode representar um enorme potencial atrativo para muitos visitantes.

Publicado
2006-01-01
Como Citar
Romão, P. (2006). Turismo e desenvolvimento local: uma iniciativa na aldeia histórica de Marialva. Revista Turismo & Desenvolvimento, (6), 63-66. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i6.13795
Secção
Turismo de Natureza