A responsabilidade ambiental como factor de competitividade no turismo: o caso do sector hoteleiro

  • Susana Lima Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Turismo, sustentabilidade ambiental, competitividade, alojamento turístico

Resumo

O artigo apresentado centra-se numa vertente ambiental de abordagem à sustentabilidade turística de um destino. Pretende-se entender quais os impactos ambientais gerados pelas empresas de alojamento. É nossa prioridade neste trabalho entender o registo da intervenção a nível organizacional e operacional das empresas do sector. Relativamente ao primeiro nível, destaca-se a necessidade de incorporação das preocupações ambientais no núcleo decisor da empresa e o desenvolvimento de um sistema eficaz no cumprimento das metas a atingir na política ambiental da empresa. No que se refere ao segundo nível, o operacional, são várias as áreas de intervenção que se colocam à empresa, sendo, no entanto, de relevar a gestão da energia, da água e dos resíduos.

Entende-se, que a análise destes resultados nos vai proporcionar obter resultados em que a criação de mais valor do produto em simultâneo com a redução do consumo de recursos gera um menor impacte ambiental. Este pressuposto visa garantir garantindo assim a ecoeficiência das empresas que incorporem os princípios subjacentes ao desenvolvimento sustentável na conceção e desenvolvimento do seu produto.

Publicado
2006-01-01
Como Citar
Lima, S. (2006). A responsabilidade ambiental como factor de competitividade no turismo: o caso do sector hoteleiro. Revista Turismo & Desenvolvimento, (6), 45-53. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i6.13789
Secção
Turismo de Natureza