Internacionalização da pesquisa brasileira em turismo

  • Sérgio Rodrigues Leal Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: Pesquisa em turismo, Internacionalização, Produção científica

Resumo

O papel atual das universidades na sociedade é discutido com vista a estabelecer o cenário em que se encontra a pesquisa em turismo. Destaca-se, neste contexto, a importância que é dada à produção científica. Posteriormente, faz-se um debate sobre a internacionalização das universidades brasileiras e são apresentados os desafios e as oportunidades para a internacionalização da pesquisa brasileira em turismo. Segue-se a descrição da metodologia adotada para a realização do estudo empírico e a discussão dos resultados obtidos. Verificou-se que a pesquisa brasileira em turismo ainda é pouco conhecida pelos membros da comunidade acadêmica internacional, especialmente por aqueles que fazem parte do grupo lingüístico dominante. Observou-se, também, que a pesquisa em turismo no Brasil é vista como tendo baixa qualidade por este grupo e pelos acadêmicos estrangeiros de língua portuguesa. Por outro lado, os acadêmicos de língua espanhola possuem, em geral, uma percepção mais positiva sobre a pesquisa e os pesquisadores brasileiros da área. Espera-se que os acadêmicos brasileiros se sintam estimulados por este artigo para buscar a internacionalização da sua produção científica e, eventualmente, da sua carreira.

 

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Leal, S. R. (2012). Internacionalização da pesquisa brasileira em turismo. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(17/18), 529-539. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12943
Secção
Educação, formação e investigação