Turismo na escola: novas alternativas de sensibilização e envolvimento de educadores na elaboração de práticas inclusivas (re)conhecimento e (re)valorização sócio- -cultural em cidades turísticas

  • Kerley dos Santos Alves Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
  • Kenia S. A. Amorim Centro Universitário Newton Paiva
  • Marcio da Luz Guilherme Faculdade Anhanguera
Palavras-chave: Turismo, Educação, Inclusão, Valorização cultural, Turismo pedagógico

Resumo

Os paradigmas das ciências sociais enfatizam a necessidade de uma aprendizagem permanente para despertar a capacidade crítica e o resgate da cidadania. Ao educador, cujos ideais de ensino extrapolam o ambiente tradicional da sala de aula, surge um caminho possível: o Turismo na dinâmica da escola. Assim, o trabalho educativo torna-se protagonista no desenvolvimento do turismo sustentável. Nesse sentido, consideram-se os interesses e valores, a vivência
real e a percepção de alunos e professores em relação à comunidade em que estão inseridos. Baseado nas concepções da metodologia participativa e temas como, turismo, educação ambiental, patrimônio e consumo sustentável, o projeto “Turismo Pedagógico: uma porta para a inclusão” visou os objetivos: promover, em conjunto com instituições públicas, a sensibilização e formação de professores em educação ambiental e turismo nas escolas, a partir da experiência sensorial e do roteiro Sentidos Urbanos – IPHAN1. Como resultado cabe ressaltar que é uma proposta que ganha contornos diferentes, face à contextualização de cada escola,de acordo com os valores e práticas de cada lugar e em sintonia com as novas demandas sociais, para o enfrentamento da complexidade que caracteriza o contexto turístico atual, no que diz respeito à inclusão e valorização da cultura local.

 

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Alves, K. dos S., Amorim, K. S. A., & Guilherme, M. da L. (2012). Turismo na escola: novas alternativas de sensibilização e envolvimento de educadores na elaboração de práticas inclusivas (re)conhecimento e (re)valorização sócio- -cultural em cidades turísticas. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(17/18), 517-527. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12941
Secção
Educação, formação e investigação