Os antecedentes da lealdade nas companhias aéreas low-cost

  • Hanna Karachun Universidade de Aveiro
  • Victor Manuel F. Moutinho Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Setor aéreo, Operadoras de baixo custo, Antecedentes da lealdade

Resumo

Com as desregulamentações decorridas nas últimas décadas no setor aéreo, desenvolveu-se uma nova perspetiva de competição, obrigando as empresas existentes ou novos entrantes a mudar a sua forma de posicionamento neste tipo de mercado. Assim surgiu um novo conceito de companhias aéreas de baixo custo (low-cost airlines ou low-cost carriers). O principal objetivo deste trabalho foi desenvolver o modelo que permitisse avaliar a lealdade dos passageiros usando uma companhia low-cost. No entanto, é muito difícil medir a lealdade verdadeira dos clientes na indústria aérea, pois esta pode depender de vários fatores situacionais, que nem sempre fáceis de monitorizar. Através de revisão da literatura sobre o setor aéreo, em geral, e as companhias low-cost, em particular, elaboramos um modelo concetual e suas respetivas hipóteses, procurando identificar quais os determinantes e ou antecedentes que têm influência direta ou indireta sobre a lealdade dos passageiros nas companhias aéreas de baixo custo. Deste modo, propomos como antecedentes da lealdade a qualidade do serviço, o valor percebido, a satisfação dos passageiros, a confiança e a imagem corporativa da companhia aérea.

 

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Karachun, H., & Moutinho, V. M. F. (2012). Os antecedentes da lealdade nas companhias aéreas low-cost. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(17/18), 439-454. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12891
Secção
Transportes