Um contributo da Metodologia Hj-Biplot na avaliação do crescimento dos mercados emissores Escandinavos no Algarve: O caso da abertura da base da RYANAIR no Aeroporto de Faro

  • Sílvia Biscaia Universidade do Algarve
  • Eugénia Castela Universidade do Algarve
  • Guilherme Castela Universidade do Algarve
Palavras-chave: Aeroporto de Faro, Ryanair, Mercado Escandinavo, HJ-BIPLOT

Resumo

No contexto da crise económico-financeira que afeta a Europa é imperativo apostar na captação de novos mercados emissores para o Algarve. O mercado emissor Escandinavo (Noruega, Finlândia, Suécia e Dinamarca), apesar de ter sido considerado no Plano Estratégico Nacional para o Turismo (PENT) como um mercado a desenvolver, não foi tido em conta no alinhamento do Plano Regional de Turismo do Algarve com o PENT, em 2009. Contudo, neste momento, o contexto é diferente. Os países escandinavos encontram-se numa situação económica que escapa à crise que se verifica nos restantes países europeus e, por outro lado, em março de 2010, foi implementada uma base da Ryanair no aeroporto de Faro, tendo sido abertas por esta companhia aérea rotas para a Dinamarca, Noruega e Suécia. A partir de uma base
de dados cedida pela ANA- Aeroportos de Portugal, contendo a chegada de passageiros em todas as rotas operadas para estes países durante 10 anos (2001-2011) e depois de tratados os dados, foi aplicado o método HJ-BIPLOT, que permitiu analisar o comportamento das companhias aéreas ao longo deste período temporal. Verificou-se que o número de passageiros escandinavos que chegavam ao Algarve, no início da década (2001 a 2003), através das operações charter, diminuiu nos anos seguintes e que, em 2010 e 2011, após o lançamento das rotas pela Ryanair, se assistiu a um crescimento acentuado no número de passageiros provenientes do mercado Escandinavo.

 

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Biscaia, S., Castela, E., & Castela, G. (2012). Um contributo da Metodologia Hj-Biplot na avaliação do crescimento dos mercados emissores Escandinavos no Algarve: O caso da abertura da base da RYANAIR no Aeroporto de Faro. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(17/18), 415-425. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12877
Secção
Transportes