O efeito da disponibilidade de transporte para a Madeira nos visitantes internacionais

  • Mário Gil Fernandes Universidade da Madeira
  • Fernando Colmenero Ferreira Universidade da Madeira
Palavras-chave: Turismo e Transportes, Comportamento de Compra, Elasticidade da Procura

Resumo

A acessibilidade é um elemento chave no desenvolvimento do turismo. Contudo, o próprio setor aéreo vive uma realidade de extrema competição, pressionado pela necessidade de maximizar a rentabilidade, que é obtida nas rotas de longo curso.
O desejo das pessoas de viajar aumentou nas últimas décadas, tendo uma grande proporção de consumidores centrado a sua decisão no preço, tendo a Internet proporcionado um profundo impacto na alteração da forma como estes procuram e reservam as suas férias. É esperado que a procura por um destino turístico seja mais elástica. Destinos diferentes, todavia, com características suficientemente semelhantes às do destino pretendido pelo consumidor, podem assumir o papel de substitutos.
Embora os elementos de análise tenham a natureza de dados secundários, o nosso estudo, em primeiro lugar, evidenciou que o número de passageiros que faz escala no Aeroporto de Lisboa com destino à Madeira atinge um valor de uma magnitude não negligenciável, indiciando uma possível justificação para o baixo número de visitantes à Madeira. Segundo, o resultado mostra que, na estratégia promocional do destino turístico, são ignorados mercados emissores que o estudo evidencia obterem uma dimensão significativa. Um terceiro resultado e, igualmente relevante, mostra que os tempos de escala e de viagem dos passageiros, desde a origem até ao destino Madeira, poderão originar uma forte pressão de substituição do destino turístico Madeira.

 

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Fernandes, M. G., & Ferreira, F. C. (2012). O efeito da disponibilidade de transporte para a Madeira nos visitantes internacionais. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(17/18), 403-414. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12869
Secção
Transportes