O efeito da disponibilidade de transporte para a Madeira nos visitantes internacionais
Resumo
A acessibilidade é um elemento chave no desenvolvimento do turismo. Contudo, o próprio setor aéreo vive uma realidade de extrema competição, pressionado pela necessidade de maximizar a rentabilidade, que é obtida nas rotas de longo curso.
O desejo das pessoas de viajar aumentou nas últimas décadas, tendo uma grande proporção de consumidores centrado a sua decisão no preço, tendo a Internet proporcionado um profundo impacto na alteração da forma como estes procuram e reservam as suas férias. É esperado que a procura por um destino turístico seja mais elástica. Destinos diferentes, todavia, com características suficientemente semelhantes às do destino pretendido pelo consumidor, podem assumir o papel de substitutos.
Embora os elementos de análise tenham a natureza de dados secundários, o nosso estudo, em primeiro lugar, evidenciou que o número de passageiros que faz escala no Aeroporto de Lisboa com destino à Madeira atinge um valor de uma magnitude não negligenciável, indiciando uma possível justificação para o baixo número de visitantes à Madeira. Segundo, o resultado mostra que, na estratégia promocional do destino turístico, são ignorados mercados emissores que o estudo evidencia obterem uma dimensão significativa. Um terceiro resultado e, igualmente relevante, mostra que os tempos de escala e de viagem dos passageiros, desde a origem até ao destino Madeira, poderão originar uma forte pressão de substituição do destino turístico Madeira.