Language learning in Tourism through mobile devices in higher education

  • Isabel Maria Soares Pinto de Oliveira Universidade de Aveiro
  • Carlos Manuel Martins Costa Universidade de Aveiro
  • Maria Teresa Roberto Universidade de Aveiro
  • Adelina Moura Universidade Portucalense
Palavras-chave: Turismo, Mobile learning, Aprendizagem de língua, Dispositivos móveis

Resumo

Na era digital, milhões de pessoas usam telemóveis para comunicar. No entanto, estes dispositivos também estão a ser usados para fins educativos. Este texto apresenta possibilidades de utilização de dispositivos móveis no processo de aprendizagem de Inglês, como língua não materna, através do trabalho desenvolvido com uma turma de alunos de Turismo do ensino superior, em Portugal. O artigo reporta-se a um estudo em fase inicial que explora a utilização de dispositivos móveis pelos alunos e a sua atitude perante a mesma, num ambiente de aprendizagem.
Os alunos foram inquiridos acerca do uso da tecnologia móvel em contexto de sala de aula e os resultados mostram que esta não é usada pela maioria dos alunos em contextos educativos. Para além disso, observou-se que os alunos estranham a utilização de dispositivos móveis, em contexto de aprendizagem, pelo seu uso estar proibido noutros níveis de ensino. Depois de aplicado o inquérito, foram desenvolvidas algumas atividades de aprendizagem de língua, dentro e fora da sala de aula que, em geral, foram apreciadas. Para além disso, foi demonstrado, por parte destes alunos, o desejo de continuar a desenvolver atividades com dispositivos móveis, em particular o telemóvel.

 

 

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Oliveira, I. M. S. P. de, Costa, C. M. M., Roberto, M. T., & Moura, A. (2012). Language learning in Tourism through mobile devices in higher education. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(17/18), 375-383. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12861
Secção
Tecnologias de Informação e Comunicação