A abordagem do e-tourism como um ecossistema de inter-influências composto por rizomas de redes pessoais

  • Rui Raposo Universidade de Aveiro
  • Pedro Beça Universidade de Aveiro
  • Cátia Figueiredo Universidade de Aveiro
  • Hélder Santos Universidade de Aveiro
Palavras-chave: e-tourism, transmedia, ubiquidade, experiência turística

Resumo

Numa Era onde a comunicação mediada pela tecnologia já se estabeleceu como uma componente fundamental de diversas atividades, incluídas nas rotinas diárias de milhões de pessoas, importa analisar o tipo de influência que a mesma exerce numa área como a do e-tourism. Se por um lado se reconhece à partida que a tecnologia sempre foi um elemento estruturante do próprio conceito de e-tourism, por outro considera-se importante uma análise a esta área fundamental para o turismo a partir de uma perspetiva que abranja também a importância crescente do turista como utilizador ativo e participativo deste ecossistema de variáveis tecnológicas e humanas. O presente artigo apresenta uma reflexão sobre o papel do utilizador como prosumer de conteúdos e serviços, membro ativo de comunidades em rede que partilham interesses e cujos membros se inter-influenciam em diversos momentos da experiência turística e, ainda, como a ubiquidade tecnológica está a mudar a forma, espaço e momento da interação estabelecida com conteúdos e serviços ligados ao turismo.

 

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Raposo, R., Beça, P., Figueiredo, C., & Santos, H. (2012). A abordagem do e-tourism como um ecossistema de inter-influências composto por rizomas de redes pessoais. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(17/18), 351-361. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12855
Secção
Tecnologias de Informação e Comunicação