A abordagem do e-tourism como um ecossistema de inter-influências composto por rizomas de redes pessoais
Resumo
Numa Era onde a comunicação mediada pela tecnologia já se estabeleceu como uma componente fundamental de diversas atividades, incluídas nas rotinas diárias de milhões de pessoas, importa analisar o tipo de influência que a mesma exerce numa área como a do e-tourism. Se por um lado se reconhece à partida que a tecnologia sempre foi um elemento estruturante do próprio conceito de e-tourism, por outro considera-se importante uma análise a esta área fundamental para o turismo a partir de uma perspetiva que abranja também a importância crescente do turista como utilizador ativo e participativo deste ecossistema de variáveis tecnológicas e humanas. O presente artigo apresenta uma reflexão sobre o papel do utilizador como prosumer de conteúdos e serviços, membro ativo de comunidades em rede que partilham interesses e cujos membros se inter-influenciam em diversos momentos da experiência turística e, ainda, como a ubiquidade tecnológica está a mudar a forma, espaço e momento da interação estabelecida com conteúdos e serviços ligados ao turismo.