Google Analytics as a tool for understanding visitors behaviour: the website of Alentejo as a tourist destination case

  • Maria Gorete Ferreira Dinis Instituto Politécnico de Portalegre
  • Carlos Manuel Costa Universidade de Aveiro
  • Osvaldo Manuel da Rocha Pacheco Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Google Analytics, Web analytics, comportamento do visitante, promoção turística, marketing na Internet

Resumo

Durante os últimos anos temos assistido a uma grande adoção e utilização da Internet pelas empresas e indivíduos. O rápido desenvolvimento da Internet e a sua evolução para Web 2.0 tornou-a mais amigável e consequentemente com um maior potencial de utilização. Portanto, é cada vez mais importante para as empresas e organizações ter uma presença online e atrair visitantes. As organizações que estão presentes na Web, independentemente do tipo de site e do ramo de negócio, devem usar ferramentas de Web Analytics, tais como o Google Analytics como fonte de informação estatística para apoio à decisão. O objetivo deste trabalho é apresentar a ferramenta Google Analytics, mostrar a informação e os indicadores que podem obter-se a partir de uma ferramenta deste tipo quando aplicado ao setor do Turismo. Com este propósito, escolhe-se o site oficial de promoção turística da região do Alentejo “www.visitalentejo.pt”. Os dados dos relatórios do Google Analytics foram analisados quantitativamente e retiradas ilações. Os resultados apresentam uma importante contribuição prática para o conhecimento do perfil do visitante do site da Turismo do Alentejo, bem como formas de melhorar a sua estratégia de marketing online.

 

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Dinis, M. G. F., Costa, C. M., & Pacheco, O. M. da R. (2012). Google Analytics as a tool for understanding visitors behaviour: the website of Alentejo as a tourist destination case. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(17/18), 321-331. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12847
Secção
Tecnologias de Informação e Comunicação