Identificação dos Media Sociais utilizados pelas organizações de gestão de destinos: o caso de estudo do destino turístico Serra da Estrela
Resumo
O turismo como um dos setores económicos onde a informação desempenha um papel fundamental é consequentemente um dos mais influenciados pela emergência dos media sociais.
Atualmente, a utilização generalizada de media social e, em especial, o crescimento exponencial das plataformas de redes sociais, estão a provocar alterações radicais na promoção dos destinos turísticos, com uma estratégia clara de incorporação de conteúdos gerados pelos utilizadores (CGU) na Internet.
Perante esta realidade, as Destination Management Organization – Organizações de Gestão de Destinos (DMO), como organizações dinâmicas, cujo objetivo é a promoção dos destinos turísticos têm que se adaptar de forma a enquadrar-se perante os desafios colocados por este novo paradigma de interação e comunicação.
O trabalho apresentado neste artigo faz uma análise da utilização de medias sociais por entidades ligadas ao destino turístico Serra da Estrela, identificando os adotados e, se existe alguma preocupação com a valorização de conteúdos gerados pelos utilizadores.
A metodologia utilizada foi baseada na construção de uma grelha de observação, onde foram registados pelos investigadores os dados recolhidos relativos a cada um dos websites das DMO consideradas.