Análise dos Websites de Turismo Oficial das Cidades Sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014 no Brasil
Resumo
As empresas do setor turístico têm-se beneficiado com a introdução das Tecnologias da Informação e da Comunicação, em particular, da Internet, ao impulsionar as práticas de Comércio eletrônico e a divulgação de informação sobre destinos turísticos para atrair potenciais turistas. Como o Brasil se organiza para sediar megaeventos esportivos nos próximos anos, torna-se fundamental investir na promoção internacional do país via Internet. Nesse caso, apresenta-se um estudo realizado por pesquisadores do Brasil e da Espanha com o objetivo de analisar o estado dos websites de turismo oficial das cidades sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014. Trata-se de um estudo baseado em revisão de literatura e nas análises dos websites das doze cidades anfitriãs, com foco em cinco aspectos: tipologia de Web, conteúdo informativo, interatividade, comercialização e idiomas. Entre os resultados, constata-se que um terço das páginas Web é destinado exclusivamente à promoção turística, que são poucos os canais de comunicação interativos ofertados que praticamente não há comércio eletrônico e que há uma deficiência na divulgação de informação em outros idiomas. Há destaque para o conteúdo informativo, capaz de atender públicos com interesses diversificados.