O impacte da qualidade dos destinos turísticos na satisfação dos visitantes: o caso do destino Figueira da Foz

  • José Manuel Oliveira Cardoso Universidade de Aveiro
  • Maria João Aibéo Carneiro Universidade de Aveiro
  • Celeste Eusébio Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Qualidade dos destinos turísticos, Satisfação, Figueira da Foz

Resumo

Este artigo analisa a relação entre a qualidade dos destinos turísticos e a satisfação dos visitantes. Para dar resposta a este objetivo desenvolveu-se um modelo que avalia o impacte da qualidade dos atributos do destino e da qualidade total no grau de satisfação dos visitantes. Este modelo foi aplicado ao destino Figueira da Foz, com base nos resultados obtidos num inquérito por questionário, em 2011, a 193 visitantes, que foi testado recorrendo à análise de regressão múltipla. Os resultados obtidos revelam claramente que a avaliação da qualidade de alguns dos atributos do destino e a avaliação da qualidade total influenciam de forma positiva o grau de satisfação dos visitantes com o destino. O artigo termina com algumas contribuições para o desenvolvimento dos destinos turísticos em geral e, no caso particular, para o desenvolvimento do destino Figueira da Foz.

 

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Cardoso, J. M. O., Carneiro, M. J. A., & Eusébio, C. (2012). O impacte da qualidade dos destinos turísticos na satisfação dos visitantes: o caso do destino Figueira da Foz. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(17/18), 235-247. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12825
Secção
Comportamento e perfil do consumidor