Compreender a influência dos aspetos naturais, organizacionais e de infraestruturação do Parque Natural da Madeira na satisfação dos turistas

  • Paulo Manuel de Oliveira CESNova
  • Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira
Palavras-chave: Satisfação, Parque Natural, Madeira, Atratividade turística, Probit Ordenado

Resumo

Este artigo considera uma estimação Probit Ordenada de modo a verificarmos a influência de aspetos do Parque Natural da Madeira na satisfação que os turistas retiraram da visita à área de Parque, que não só é fator de equilíbrio biofísico como também o repositório da memória coletiva e identidade da Ilha da Madeira. O Parque corresponde a 2/3 da Ilha, cujo principal setor da economia é o turismo.
Utilizando inquéritos individuais, os turistas foram sondados para avaliarem o seu grau de satisfação global e diversos aspetos da sua visita ao Parque.
Os resultados denotam uma satisfação global do turista quanto à sua visita à área de Parque e, em particular, à paisagem que constitui o mais importante fator de atratividade turística. Ao invés, os turistas atribuem uma classificação baixa às infraestruturas, na área de Parque, aspeto que deverá ser melhorado de modo a garantir um aumento da sua satisfação e, simultaneamente, convertê-las numa mais-valia no mercado global muito competitivo.
O conhecimento dos elementos de satisfação do turista permite-nos tirar conclusões quanto aos fatores de atratividade do destino a serem reforçados na promoção e os que necessitam de um investimento na sua melhoria.

 

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Oliveira, P. M. de, & Pereira, P. T. (2012). Compreender a influência dos aspetos naturais, organizacionais e de infraestruturação do Parque Natural da Madeira na satisfação dos turistas. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(17/18), 223-233. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12819
Secção
Comportamento e perfil do consumidor