Alternativas na construção de mapas percetuais: estudo de caso em hotelaria

  • Carlos M. F. Monteiro Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa
  • João Oliveira Soares Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa
Palavras-chave: Mapas percetuais, análise fatorial, satisfação do consumidor, indústria hoteleira

Resumo

Este artigo discute o uso da análise fatorial no contexto de estudos de competitividade e, em particular, como uma forma de encontrar e medir as dimensões que podem caracterizar o modo como os clientes diferenciam as empresas hoteleiras concorrentes. Como exemplo, usa-se um estudo de caso envolvendo quatro hotéis, em que se analisa detalhadamente o cálculo dos factor scores, como somas ponderadas dos diferentes itens usados no inquérito por questionário. Por fim, evidenciam-se as diferenças para o cálculo alternativo de médias aritméticas de diferentes classes de variáveis e apresentam-se os correspondentes mapas percetuais que mostram as posições competitivas dos vários hotéis.

 

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Monteiro, C. M. F., & Soares, J. O. (2012). Alternativas na construção de mapas percetuais: estudo de caso em hotelaria. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(17/18), 215-222. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12817
Secção
Comportamento e perfil do consumidor