Alternativas na construção de mapas percetuais: estudo de caso em hotelaria
				
										Palavras-chave:
				
				
																		Mapas percetuais, 													análise fatorial, 													satisfação do consumidor, 													indústria hoteleira															
			
			
										Resumo
Este artigo discute o uso da análise fatorial no contexto de estudos de competitividade e, em particular, como uma forma de encontrar e medir as dimensões que podem caracterizar o modo como os clientes diferenciam as empresas hoteleiras concorrentes. Como exemplo, usa-se um estudo de caso envolvendo quatro hotéis, em que se analisa detalhadamente o cálculo dos factor scores, como somas ponderadas dos diferentes itens usados no inquérito por questionário. Por fim, evidenciam-se as diferenças para o cálculo alternativo de médias aritméticas de diferentes classes de variáveis e apresentam-se os correspondentes mapas percetuais que mostram as posições competitivas dos vários hotéis.
						Publicado
					
					
						2012-01-01
					
				
							Como Citar
						
						Monteiro, C. M. F., & Soares, J. O. (2012). Alternativas na construção de mapas percetuais: estudo de caso em hotelaria. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(17/18), 215-222. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12817
						Edição
					
					
				
							Secção
						
						
							Comportamento e perfil do consumidor
						
					 
							 
							 
  
  
 