O Papel dos Estabelecimentos Hoteleiros na Informação Turística: Um Contributo Empírico
Resumo
A informação turística é um tema de investigação incontornável e é também crucial para a eficácia das organizações turísticas. De facto, as decisões de compra são complexas e fortemente baseadas em informação. Os hotéis são locais de concentração de visitantes dos destinos e podem contribuir para a eficácia da prestação de informação turística. Este tema tem sido abordado na literatura sob várias perspetivas. Contudo, a maioria dos estudos concentra-se na busca de informação antes da viagem e raramente no que ocorre durante a viagem. Acresce que a literatura apresenta a séria limitação de negligenciar o papel central dos estabelecimentos de alojamento. Assim, torna-se pertinente responder à seguinte questão: os hotéis e estabelecimentos de alojamento em geral são locais privilegiados para o fornecimento de informação turística sobre o destino? Neste contexto, o presente estudo tem dois objetivos principais: propor um modelo que sistematize o comportamento de busca de informação turística dos consumidores; compreender se o fornecimento de informação turística nos hotéis produz benefícios para os próprios hotéis, turistas e destinos. O artigo contribui assim para amenizar o grau de ambiguidade da literatura, acrescenta valor ao corpo de conhecimento na área da investigação do comportamento de busca de informação turística e sugere importantes implicações práticas de gestão.