O Papel dos Estabelecimentos Hoteleiros na Informação Turística: Um Contributo Empírico

  • José Miguel Pereira Lopes Universidade de Aveiro
  • Carlos Manuel Martins da Costa Universidade de Aveiro
  • Armando Luís Lima de Campos Vieira Universidade de Aveiro
Palavras-chave: procura de informação turística, fontes de informação, hotéis, websites de hotéis, tomada de decisão

Resumo

A informação turística é um tema de investigação incontornável e é também crucial para a eficácia das organizações turísticas. De facto, as decisões de compra são complexas e fortemente baseadas em informação. Os hotéis são locais de concentração de visitantes dos destinos e podem contribuir para a eficácia da prestação de informação turística. Este tema tem sido abordado na literatura sob várias perspetivas. Contudo, a maioria dos estudos concentra-se na busca de informação antes da viagem e raramente no que ocorre durante a viagem. Acresce que a literatura apresenta a séria limitação de negligenciar o papel central dos estabelecimentos de alojamento. Assim, torna-se pertinente responder à seguinte questão: os hotéis e estabelecimentos de alojamento em geral são locais privilegiados para o fornecimento de informação turística sobre o destino? Neste contexto, o presente estudo tem dois objetivos principais: propor um modelo que sistematize o comportamento de busca de informação turística dos consumidores; compreender se o fornecimento de informação turística nos hotéis produz benefícios para os próprios hotéis, turistas e destinos. O artigo contribui assim para amenizar o grau de ambiguidade da literatura, acrescenta valor ao corpo de conhecimento na área da investigação do comportamento de busca de informação turística e sugere importantes implicações práticas de gestão.

 

 

 

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Lopes, J. M. P., Costa, C. M. M. da, & Vieira, A. L. L. de C. (2012). O Papel dos Estabelecimentos Hoteleiros na Informação Turística: Um Contributo Empírico. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(17/18), 199-213. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12815
Secção
Comportamento e perfil do consumidor