Análise da Satisfação dos Passageiros no Aeroporto Internacional Augusto Severo utilizando técnicas multivariadas

  • Teófilo Câmara Mattozo Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Gutembergue Soares da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • José Alfredo Ferreira Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • André Pedro Fernendes Neto Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA)
  • Sandja Sarandy Costa Firmino Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
Palavras-chave: Turismo, Satisfação do Cliente, Modelo Fodness e Murray, Técnicas Estatísticas Multivariadas

Resumo

A satisfação do cliente e a sua avaliação fazem parte das preocupações dos gestores, sendo cada vez mais comum realizarem-se pesquisas de modo a aferir a sua satisfação. A proposta desse artigo foi avaliar a satisfação do cliente na condição de passageiros no Aeroporto Internacional Augusto Severo em Parnamirim/RN. Esta pesquisa também procurou identificar as dimensões que mais contribuem no resultado da avaliação da satisfação geral dos passageiros. Foi realizada uma revisão da
literatura que serviu como base para a pesquisa e para a compreensão e análise dos resultados. A partir daí, foi identificado o modelo Fodness e Murray para a aferição do nível de satisfação quanto à qualidade dos serviços prestados, em função de sua abrangência temporal e espacial, correlata aos sistemas de transporte aéreo, tendo o mesmo sido utilizado como referencial do modelo proposto. Os resultados mostram que entre as dimensões determinantes, quatro foram significativas na explicação
da satisfação geral, baseados na aplicação da regressão logística. O modelo estatístico formulado revelou-se bem ajustado e com boa capacidade de explicar o comportamento da satisfação do cliente. Os principais problemas identificados foram: confiança na segurança e nas instalações, disponibilidade de táxi, tempo de espera de táxi, disponibilidade e qualidade dos assentos, conforto do terminal e preços dos restaurantes. Outra percepção foi que a satisfação pode ser afetada pelas variáveis de caracterização estado civil, idade e renda.

 

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Mattozo, T. C., Silva, G. S. da, Costa, J. A. F., Neto, A. P. F., & Firmino, S. S. C. (2012). Análise da Satisfação dos Passageiros no Aeroporto Internacional Augusto Severo utilizando técnicas multivariadas. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(17/18), 175-188. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12805
Secção
Comportamento e perfil do consumidor