A Comparison of International Tourists’ Behaviours in Bali Based on Their Nationalities

  • Eko Widodo Brawijaya University
  • Taher Alhabsi Universidade Brawijaya
  • Achmad Fauzi Universidade de Brawijaya
  • Kusdi Raharjo Universidade de Brawijaya
Palavras-chave: Comportamento do turista, Comportamento intercultural

Resumo

Este estudo pretende apresentar uma visão comparativa dos comportamentos dos turistas internacionais vindos da Europa Ocidental, do Leste da Ásia e da Euro-Ásia nos locais de ecoturismo de Bali, Indonésia. No que se refere às variáveis em estudo, pretende-se descobrir se a bagagem cultural dos turistas que visitam locais de ecoturismo em Bali influencia a Qualidade do Serviço de Ecoturismo, a Satisfação do Consumidor, a Concentração de Multidões, as Experiências Passadas e o Comportamento, e se há diferenças nas relações entre variáveis tendo por base três grupos culturais distintos.
O estudo tem por base um inquérito. A amostra utilizada é constituída por 250 turistas internacionais provenientes de três países distintos. A recolha de dados foi feita através da aplicação de um questionário e foi utilizado o software Multigroup SEM na análise dos dados.
Foi confirmada a existência de relações estatisticamente significativas entre as variáveis, nos três grupos considerados: (1) a relação entre as variáveis da Qualidade do Serviço de Ecoturismo e a Satisfação do Consumidor, (2) a relação entre as variáveis da Qualidade do Serviço de Ecoturismo e o Computador e (3) a relação entre as variáveis da Satisfação do Consumidor e do Comportamento. Esta condição revela que existe uma relação universal entre as variáveis no que se refere ao âmbito de aplicação deste estudo e relativamente às variáveis Qualidade do Serviço de Ecoturismo, Satisfação do Consumidor e o Comportamento. Este estudo também descobriu diferenças entre as variáveis relativamente aos três grupos culturais analisados. No grupo de turistas provenientes da Europa Ocidental apenas se identificou uma relação
estatisticamente não significativa entre variáveis. No grupo proveniente do Leste da Ásia, todas as relações entre todas as variáveis revelaram-se estatisticamente significativas. Enquanto no grupo de turistas provenientes da Euro-Ásia identificaram duas relações estatisticamente não significativas. Esta condição revela que existem diferenças nas relações entre as variáveis no terceiro grupo cultural considerado neste estudo.

 

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Widodo, E., Alhabsi, T., Fauzi, A., & Raharjo, K. (2012). A Comparison of International Tourists’ Behaviours in Bali Based on Their Nationalities. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(17/18), 149-160. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12795
Secção
Comportamento e perfil do consumidor