O olhar do turista britânico: História e autenticidade nas representações de Portugal nos livros de viagens, 1950-2000

  • Valentino José Carvalho do Vale Alves Universidade de Coimbra
  • Rui Adelino Machado Gomes Universidade de Coimbra
Palavras-chave: Turismo, Livros de viagens, Representações, Autenticidade

Resumo

O turismo pode ser entendido como um fenómeno social multidimensional onde os livros de viagens têm um papel fundamental na estruturação da experiência turística, funcionando como mediadores entre a identidade do local e a representação de determinado espaço turístico. Utilizando como fonte os livros de viagens britânicos editados na 2ª metade do século XX, a presente investigação analisa a representação de Portugal, concentrando-se na relação entre História e Autenticidade.
A nossa investigação demonstra que a fixação pelo passado é, sem dúvida, uma das marcas da representação de Portugal. Mais, os livros de viagens esforçam-se por elaborar uma interpretação da realidade que tende a maquilhar o presente de modo a preservar a sua função estética: é o culto do very typical.

 

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Alves, V. J. C. do V., & Gomes, R. A. M. (2012). O olhar do turista britânico: História e autenticidade nas representações de Portugal nos livros de viagens, 1950-2000. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(17/18), 109-125. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12779
Secção
Marketing