Desafios e perspetivas do estudo da lealdade em destinos turísticos
Resumo
O presente ensaio teórico discute questões como as diferenças motivacionais entre turistas leais e não leais, tipologias de lealdade turística e desafios e perspetivas para novas investigações na área. O ensaio identifica cinco aspectos peculiares dos estudos na área: 1) a experiência do turista com o destino sofre interferências dos diversos prestadores de serviços envolvidos no turismo e, com isso, os atributos do destino que interferem na lealdade são multifacetados, exigindo maior atenção dos pesquisadores do setor, 2) a literatura mostra conclusões divergentes quanto ao facto de turistas leais gastarem menos dinheiro que os turistas de primeira viagem, 3) a conceção tradicional do marketing de que o processo decisório entre clientes leais e não leais é diferente não pode ser presumida no contexto turístico, 4) a revisitação não é o resultado de um processo de tomada de decisão nominal e a satisfação não conduz, necessariamente, à revisitação, 5) as motivações interpessoais, as características psicológicas e os padrões de consumo dos turistas são fatores que devem ser averiguados com mais profundidade em estudos posteriores.