A Percepção do Turista sobre a Imagem Empresarial: um Instrumento de Estratégia Mercadológica

  • Marília Pereira da Cruz Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Michele Galdino Câmara Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN
Palavras-chave: Imagem empresarial, Agência de Viagens, Turista

Resumo

O presente trabalho mostra um estudo sobre a percepção dos turistas em relação à imagem empresarial, baseando-se no conceito de pesquisadores da administração e do turismo. Aborda os indicativos, logomarca, lema, folheterias, serviços, produtos, instalações e uniformes. De forma específica, o estudo pretendeu diagnosticar a partir da percepção dos clientes, a imagem empresarial das agências de turismo como subsídio para estratégias mercadológicas. Para a elaboração do instrumento de coleta de dados foi realizado uma pesquisa quantitativa, feita por questionário. A metodologia utilizada foi de caráter exploratório e descritivo, sendo considerado um estudo de caso. A pesquisa foi aplicada com 70 clientes de uma agência de Natal/RN-Brasil, nos meses de maio a junho de 2011, e os dados obtidos por meio de questionários estruturados com perguntas fechadas utilizando a medição da escala de Likert de 7 pontos (classificando as variáveis na faixa de “discordância integral” até concordância total”). Identificou-se, na visão dos entrevistados, que a imagem é um importante fator no processo de decisão de compra, tornando-a um importante instrumento de estratégia mercadológica.

 

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Cruz, M. P. da, & Câmara, M. G. (2012). A Percepção do Turista sobre a Imagem Empresarial: um Instrumento de Estratégia Mercadológica. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(17/18), 73-85. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12769
Secção
Marketing