Estudos críticos em turismo: a comunicação turística e o mito da democracia racial no Brasil

  • Helio Hintze Universidade de São Paulo
  • Almeida Júnior Universidade de São Paulo
Palavras-chave: turismo, racismo, discurso, preconceito, Revista Viagem e Turismo

Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar e desdobrar hipóteses sobre a comunicação do turismo no Brasil, com foco específico nas diferenças quanto à representação dos papéis de brancos e negros no turismo. Sua metodologia é baseada na análise de conteúdo de uma massa de dados obtida de uma importante revista brasileira sobre turismo, e se estende numa análise crítica de discurso do material coletado. A relevância do presente trabalho é a de propor o desenvolvimento de estudos críticos sobre os temas “turismo” e “racismo” no Brasil. Neste país há o mito da democracia racial, no entanto, tal discurso apresenta fragilidades. A partir das análises do material coletado, constatamos uma quase exclusividade na representação do turista como sendo branco. No caso dos negros, seu papel como turista é mínimo, no entanto, via de regra, o negro é apresentado como servidor do turismo ou atrativo turístico.

 

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Hintze, H., & Júnior, A. (2012). Estudos críticos em turismo: a comunicação turística e o mito da democracia racial no Brasil. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(17/18), 52-72. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12767
Secção
Marketing