Marketing relacional no setor turístico alentejano

  • Sónia Isabel Duarte da Silva Universidade de Évora
  • Cristina Isabel Galamba Oliveira Costa Marreiros Universidade de Évora
Palavras-chave: Marketing Relacional, Turismo, Fidelização, Satisfação, Alentejo

Resumo

Este artigo centra-se na avaliação do impacto das diferentes estratégias e ações do Marketing Relacional na fidelização dos clientes das empresas do setor turístico alentejano. Este setor encontra-se em crescente desenvolvimento e é necessário, cada vez mais, assegurar a competitividade das empresas, adotando estratégias capazes de fidelizar clientes. Os resultados indicaram que as empresas em estudo têm, ainda, um longo caminho a percorrer no que concerne à gestão da relação com os seus clientes e à utilização das estratégias e técnicas do Marketing Relacional. Existe uma preocupação com os serviços que são prestados ao cliente, o que não é, por si só, suficiente para fidelizar os clientes. É necessário trabalhar as relações, de forma a serem criados laços duradouros que levem à fidelização de clientes.

 

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Silva, S. I. D. da, & Marreiros, C. I. G. O. C. (2012). Marketing relacional no setor turístico alentejano. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(17/18), 45-56. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12763
Secção
Marketing