O Marketing Turístico Sustentável orientado para as Comunidades Locais: o Polo de Desenvolvimento Turístico da Serra da Estrela

  • Inês Elias da Costa ISCTE - Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa
  • Hélia Gonçalves Pereira ISCTE–IUL Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa
  • Mafalda Patuleia INP - Grupo Lusófona
Palavras-chave: Turismo Sustentável, Comunidades Locais, Marketing Turístico

Resumo

Este trabalho pretende explorar o marketing dos destinos turísticos que se rejam pelos princípios da sustentabilidade, com enfoque na vertente sociocultural deste modelo de desenvolvimento, implicando o envolvimento das comunidades locais.
A investigação incidiu no Polo de Desenvolvimento Turístico da Serra da Estrela, na qual se procurou avaliar as opiniões dos residentes face à atividade turística, bem como a sua predisposição para se envolverem num futuro plano de marketing turístico para a região. Deste modo, os resultados obtidos revelam que a maioria dos residentes da região têm perceções e opiniões positivas face ao turismo, independentemente de trabalharem ou não na atividade. Em relação aos turistas, estes são bem aceites pela comunidade que, por seu lado, demonstra ainda vontade de participar nas decisões de desenvolvimento turístico local, permitindo, assim, reunir condições para o seu envolvimento num plano de marketing turístico sustentável.

 

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Costa, I. E. da, Pereira, H. G., & Patuleia, M. (2012). O Marketing Turístico Sustentável orientado para as Comunidades Locais: o Polo de Desenvolvimento Turístico da Serra da Estrela. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(17/18), 33-44. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12715
Secção
Marketing