A identidade nacional e a projeção da imagem do Brasil

  • Lélian Patrícia de Oliveira Silveira CEFET/RJ
  • Maria Manuel Rocha Teixeira Baptista Universidade de Aveiro
  • Isis Halim Universidade do Minho
Palavras-chave: Brasil, identidade, imagem

Resumo

O Brasil esteve, por séculos, vinculado a estereótipos relacionados ao exótico e ao paradisíaco, como se tais conceitos fossem suficientes para abarcar todas as características e valores do País. Ainda hoje, defronta-se com as consequências de tal distorção, apesar das recentes iniciativas do Estado, representado pelo Ministério do Turismo e pelo Instituto Brasileiro de Turismo, EMBRATUR, no sentido de apresentar outros e diferentes atributos que melhor descrevem o Brasil. A construção do presente estudo seguiu o método exploratório e estrutura-se a partir da contribuição da identidade nacional para formação da imagem do país e, posteriormente, a imagem projetada pelas campanhas institucionalizadas, filmes, e outra formas de arte, que contribuíram para ratificação de estereótipos.

 

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Silveira, L. P. de O., Baptista, M. M. R. T., & Halim, I. (2012). A identidade nacional e a projeção da imagem do Brasil. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(17/18), 17-32. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12709
Secção
Marketing