Quero ser centro de lazer, turismo e compras: políticas de regeneração urbana e a (re)produção em série de modelos em Hull, Inglaterra

  • André Fontan Köhler Universidade de São Paulo (EACH/USP)
Palavras-chave: Parcerias público-privadas, Promoção turística, Flagship attractions, Orla regenerada, Coleção de troféus

Resumo

Nos últimos quinze anos, Hull tem sido objeto de políticas de regeneração urbana e de desenvolvimento turístico, que buscam transformá-la num importante centro de lazer, turismo e comércio varejista, seguindo modelos e desenvolvimentos mais amplos presentes em várias outras cidades inglesas. O artigo tem como objetivos verificar o legado dessas políticas – criação e remodelação de espaços, estruturas e atrações turísticas e mudança de orientação do conselho local – e avaliar os seus resultados, dentro do objetivo de transformar Hull num importante destino turístico, pólo varejista e sede de firmas do setor terciário avançado. A metodologia de pesquisa compreendeu a revisão de literatura, a pesquisa documental, entrevistas e o levantamento fotográfico. Além de Hull, foram visitadas outras quinze cidades inglesas, o que permitiu uma análise em perspectiva comparada. Avalia-se que, dada a ausência de elementos e atrações turísticas únicas, a imagem de lugar tedioso e sem nada para fazer e a concorrência crescente de outras cidades inglesas, que têm investido em regeneração urbana e promoção turística, lugares como Hull têm uma crescente dificuldade em atingir os seus objetivos.

 

 

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Köhler, A. F. (2014). Quero ser centro de lazer, turismo e compras: políticas de regeneração urbana e a (re)produção em série de modelos em Hull, Inglaterra. Revista Turismo & Desenvolvimento, 3(21/22), 435-444. https://doi.org/10.34624/rtd.v3i21/22.12161
Secção
Regeneração e revitalização