Quero ser centro de lazer, turismo e compras: políticas de regeneração urbana e a (re)produção em série de modelos em Hull, Inglaterra
Resumo
Nos últimos quinze anos, Hull tem sido objeto de políticas de regeneração urbana e de desenvolvimento turístico, que buscam transformá-la num importante centro de lazer, turismo e comércio varejista, seguindo modelos e desenvolvimentos mais amplos presentes em várias outras cidades inglesas. O artigo tem como objetivos verificar o legado dessas políticas – criação e remodelação de espaços, estruturas e atrações turísticas e mudança de orientação do conselho local – e avaliar os seus resultados, dentro do objetivo de transformar Hull num importante destino turístico, pólo varejista e sede de firmas do setor terciário avançado. A metodologia de pesquisa compreendeu a revisão de literatura, a pesquisa documental, entrevistas e o levantamento fotográfico. Além de Hull, foram visitadas outras quinze cidades inglesas, o que permitiu uma análise em perspectiva comparada. Avalia-se que, dada a ausência de elementos e atrações turísticas únicas, a imagem de lugar tedioso e sem nada para fazer e a concorrência crescente de outras cidades inglesas, que têm investido em regeneração urbana e promoção turística, lugares como Hull têm uma crescente dificuldade em atingir os seus objetivos.