Espaço público ‘revitalizado’ e contradições: enobrecimento de visitação e antienobrecimento no bairro de Jaraguá, Maceió-AL (Brasil)

  • Daniel Arthur Lisboa de Vasconcelos Universidade Federal de Alagoas
  • Lindemberg Medeiros de Araújo Universidade Federal de Alagoas
Palavras-chave: Revitalização, Enobrecimento de visitação, Contradições, Jaraguá, Maceió-Alagoas, Brasil

Resumo

Enobrecimento, gentrificação, ou gentrification, é um processo socioespacial e cultural que pode ser compreendido como a transformação de significados em localidades urbanas (geralmente centrais e culturalmente relevantes), baseado em lógicas de mercado, em que ocorre apropriação cultural de espaços, a partir de fluxos de capital, e que tem como suas tendências a exclusão social e a expulsão de populações locais de baixa renda das áreas ‘enobrecidas’. Este trabalho aborda um tipo de enobrecimento que ocorre comumente no Brasil, que é voltado para a atração de turistas e visitantes para centros históricos revitalizados, denominado enobrecimento de visitação. Esse processo ocorreu na cidade de Maceió-AL, no bairro de Jaraguá, e foi influenciado por financiamentos originados do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Esse texto visa a explicitar as contradições existentes no caso aqui estudado.

 

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Vasconcelos, D. A. L. de, & Araújo, L. M. de. (2014). Espaço público ‘revitalizado’ e contradições: enobrecimento de visitação e antienobrecimento no bairro de Jaraguá, Maceió-AL (Brasil). Revista Turismo & Desenvolvimento, 3(21/22), 411-422. https://doi.org/10.34624/rtd.v3i21/22.12155
Secção
Regeneração e revitalização