Sentidos do lugar: olhares do setor turístico oficial do Governo do Estado do Maranhão, Brasil

  • Linda Maria Rodrigues Universidade Federal do Maranhão
  • Terezinha de Jesus Campos de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
  • David Leonardo Bouças da Silva Universidade Federal do Maranhão
  • Arnaldo Cortina Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Palavras-chave: Semiótica, Turismo, Marketing

Resumo

Partindo dos pressupostos da semiótica discursiva oriundos dos trabalhos de Algirdas Greimas, analisam-se os discursos da propaganda turística oficial do Governo do Maranhão, destacando-se os efeitos de sentido que são produzidos para convencer os seus interlocutores a assumirem o papel de turistas no destino mencionado. Metodologicamente, estuda-se o documento Maranhão (2000) e as estratégias de marketing contidas no discurso publicitário. Sucintamente, concluiu-se que embora as mensagens governamentais se fundamentem no interesse público, as políticas de turismo seguem sem inovação, não engendram um novo discurso ou renovam as suas visões do mundo. Apenas reproduzem mensagens já cristalizadas e lidas em discursos construídos pelo texto verbo-visual inserido na estratégia de individualização, própria do setor turístico. Assim, ao consumir a mensagem, o enunciatário se irmana aquilo que julga ser a sua própria verdade, aquilo que deseja ler para reafirmar a sua verdade e a de toda a sociedade. O lugar só adquire valor turístico quando responde a uma demanda existente e latente, quando se confunde com as aspirações, gostos e mitos de uma época, ou seja, o real pensado por uma representação cultural preexistente, cristalizada. Por fim, a política de turismo estadual relaciona-se com um tema – natureza, única, bela, paradisíaca – uma constante de predicados usuais no turismo contemporâneo.

 

 

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Rodrigues, L. M., Lima, T. de J. C. de, Silva, D. L. B. da, & Cortina, A. (2014). Sentidos do lugar: olhares do setor turístico oficial do Governo do Estado do Maranhão, Brasil. Revista Turismo & Desenvolvimento, 3(21/22), 283-294. https://doi.org/10.34624/rtd.v3i21/22.12117
Secção
Planeamento em turismo