Expansão turística em Pernambuco (BR): a persistência do empresariado local

  • Marcilio Lins de Medeiros Brito Universidade de Aveiro
  • Jenny Dantas Barbosa Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Samuel Cohn Texas A&M University
  • Alcione Fonseca Rodrigues Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Palavras-chave: Planejamento turístico, Participação pública, Hotelaria, Pernambuco, PRODETUR

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a evolução da atividade turística no Nordeste do Brasil, com ênfase na expansão da hotelaria nas décadas de 1980 a 2000. A área física da pesquisa contemplou a cidade do Recife e o litoral sul de Pernambuco, no então denominado Projeto Costa Dourada, depois Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (PRODETUR/NE‑I). As informações foram coletadas através de fontes primárias e secundárias, e por meio de entrevistas. Dentre os resultados, destacam‑se os seguintes: em Pernambuco, a escolha incorreta da área ocasionou o insucesso do Projeto. Em contraposição, o setor hoteleiro da Praia de Porto de Galinhas teve um crescimento significativo. A persistência do esforço dos empresários, a divulgação turística e viabilização de voos charters permitiram transformar aquela praia em um destino internacional.

 

 

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Brito, M. L. de M., Barbosa, J. D., Cohn, S., & Rodrigues, A. F. (2014). Expansão turística em Pernambuco (BR): a persistência do empresariado local. Revista Turismo & Desenvolvimento, 3(21/22), 263-272. https://doi.org/10.34624/rtd.v3i21/22.12063
Secção
Planeamento em turismo