Tourism in São Tomé and Principe: the forgotten pearl

  • Sandra Maria Correia Loureiro Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)
  • Eduardo Sarmento Ferreira Universidade Lusófona
Palavras-chave: Competitividade, Pequeno país insular, São Tomé e Príncipe, Gestão de destino, Determinantes qualificantes

Resumo

São Tomé e Príncipe é um pequeno país Africano que tem vindo a enfrentar várias vulnerabilidades e restrições que têm limitado seu processo de desenvolvimento, desde a sua independência. Por isso, é vital melhorar formas alternativas de desenvolvimento, a fim de superar esta desvantagem. Este artigo analisa a competitividade do destino São Tomé e Príncipe com base em 27 entrevistas realizadas em São Tomé e Príncipe. As conclusões mostram que os principais determinantes qualificantes são: os recursos naturais, a paisagem única, o cacau e as plantações de café, as pessoas amigáveis e da paz e segurança. Mas, por outro lado, este país revela uma fraqueza competitiva, principalmente devido à falta: de infraestruturas, de formação técnica para hotelaria e turismo, de coordenação entre ministérios, de inter-relacionamento entre as organizações públicas, privadas e sem fins lucrativos, bem como de comunicação de marketing externo.

 

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Loureiro, S. M. C., & Ferreira, E. S. (2014). Tourism in São Tomé and Principe: the forgotten pearl. Revista Turismo & Desenvolvimento, 3(21/22), 229-238. https://doi.org/10.34624/rtd.v3i21/22.12043
Secção
Planeamento em turismo