O papel estratégico do turismo de negócios em Portugal: uma reflexão a partir do discurso de entidades ligadas ao setor
Resumo
O turismo de negócios assume uma grande relevância no panorama internacional. Com uma representatividade superior a 14% ao nível das chegadas e mais de 23% no que respeita ao total de receitas, este produto demonstra um elevado dinamismo e potencial para a criação de riqueza a nível global, mas também a nível local. Sendo o turismo de negócios apontado como um dos dez produtos turísticos estratégicos em Portugal, a presente investigação propõe‑se analisar o seu desempenho no contexto português, bem como dar a conhecer as suas forças e fraquezas. Para tal, e adotando uma metodologia qualitativa de natureza exploratória, foram inquiridas entidades com responsabilidades ao nível deste produto. Confirmou‑se, desta forma, a relevância estratégica do turismo de negócios em Portugal, nomeadamente em três regiões particulares – Porto e Norte, Lisboa e Algarve –, e foi possível averiguar que, embora detendo uma posição de relevo no panorama mundial, Portugal deve colmatar algumas necessidades primárias, nomeadamente a falta de centros de congressos com maior capacidade ou a inexistência de ligações aéreas com países de extrema preeminência no contexto dos negócios.