O papel estratégico do turismo de negócios em Portugal: uma reflexão a partir do discurso de entidades ligadas ao setor

  • Vitor Rodrigues Universidade de Aveiro
  • Zélia Breda Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Turismo de negócios, Meetings industry, Produto estratégico, Entidades de turismo, Portugal

Resumo

O turismo de negócios assume uma grande relevância no panorama internacional. Com uma representatividade superior a 14% ao nível das chegadas e mais de 23% no que respeita ao total de receitas, este produto demonstra um elevado dinamismo e potencial para a criação de riqueza a nível global, mas também a nível local. Sendo o turismo de negócios apontado como um dos dez produtos turísticos estratégicos em Portugal, a presente investigação propõe‑se analisar o seu desempenho no contexto português, bem como dar a conhecer as suas forças e fraquezas. Para tal, e adotando uma metodologia qualitativa de natureza exploratória, foram inquiridas entidades com responsabilidades ao nível deste produto. Confirmou‑se, desta forma, a relevância estratégica do turismo de negócios em Portugal, nomeadamente em três regiões particulares – Porto e Norte, Lisboa e Algarve –, e foi possível averiguar que, embora detendo uma posição de relevo no panorama mundial, Portugal deve colmatar algumas necessidades primárias, nomeadamente a falta de centros de congressos com maior capacidade ou a inexistência de ligações aéreas com países de extrema preeminência no contexto dos negócios.

 

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Rodrigues, V., & Breda, Z. (2014). O papel estratégico do turismo de negócios em Portugal: uma reflexão a partir do discurso de entidades ligadas ao setor. Revista Turismo & Desenvolvimento, 3(21/22), 201-216. https://doi.org/10.34624/rtd.v3i21/22.12039
Secção
Gestão de destinos