A competitividade dos destinos turísticos: o caso da Área Regional de Turismo do Centro de Portugal
Resumo
O sector turístico tem-se destacado pelo seu grande potencial de expansão à escala mundial, possuindo um papel relevante como ferramenta de competitividade e motor de desenvolvimento regional. Esta temática tem sido alvo de grande interesse por parte de muitos investigadores e esta notoriedade deve-se pelas oportunidades, que podem ser identificadas de forma a atenuar os desequilíbrios regionais em qualquer país. No entanto, apesar da diversidade de estudos são ainda deficitários os estudos centrados na validação empírica de modelos de competitividade de um destino turístico. A presente investigação visa contribuir para o preenchimento desta lacuna, cujo objetivo consiste em avaliar a competitividade da Área Regional de Turismo do Centro de Portugal, mediante a identificação e avaliação dos fatores de competitividade do turismo nesta região. A metodologia adotada no estudo exigiu a utilização de dados primários, onde foi utilizado o questionário aplicado às empresas com as atividades características da conta satélite da Organização Mundial do Turismo. Com recurso a modelos de equações estruturais, os resultados evidenciam a existência de várias relações significativas entre os recursos, a oferta e a gestão do destino turístico, como fatores essenciais para a competitividade da área regional em estudo.