A Avaliação e Educação em Turismo: Perspetivas no Ensino superior português

  • Fernando Florim De Lemos Doutorando em Turismo pela Universidade de Aveiro. Professor Adjunto do Instituto Politécnico da Guarda, Membro da UDI/IPG e do GOVCOPP
  • Manuel Brites Salgado Doutor em Turismo pela Universidade de Aveiro. Professor Adjunto no Instituto Politécnico da Guarda e Membro da UDI/IPG, do GITUR e do GOVCOPP
  • Luís Mendes Correia Doutor em Turismo pela Universidade de Aveiro. Professor Adjunto no Instituto Politécnico do Porto e membro do CiTUR e do GOVCOPP
  • Carlos Martins Costa Doutor em Turismo pela Universidade de Surrey. Professor Catedrático na Universidade de Aveiro e Membro do GOVCOPP
Palavras-chave: Avaliação e Acreditação, Turismo, Educação, Agência para o Ensino Superior

Resumo

Este artigo explora as questões da avaliação e da acreditação dos ciclos de estudos em hotelaria, turismo e lazer no ensino superior português. O estudo foi desenvolvido com base numa revisão da literatura fundamentada na perspetiva da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), dotada de personalidade jurídica e reconhecida como de utilidade pública e independente no exercício das suas competências. A Declaração de Bolonha permitiu implementar métodos e processos mais eficientes e transparentes de avaliação em instituições de ensino superior, bem como dos respetivos ciclos de estudos. Neste sentido têm vindo a ser desenvolvidos vários sistemas e mecanismos nos processos conducentes à avaliação do desempenho das instituições e consequente acreditação (ou não) da sua oferta formativa. A metodologia utilizada passou pela análise dos dados disponibilizados pela agência de acreditação, tendo sido estudados todos os ciclos de estudos referentes às áreas de Turismo e Lazer, e Hotelaria e Restauração do espetro do ensino superior em Portugal. Os resultados obtidos contribuem significativamente para a identificação do estado da arte existente sobre a eficiência e desempenho dos cursos destas duas áreas de estudo, na perspetiva de um reconhecimento substancial da melhoria da qualidade da formação ministrada e construção de um conhecimento científico sólido nesta área.

Publicado
2021-07-09
Como Citar
Lemos, F., Salgado, M., Correia, L., & Costa, C. (2021). A Avaliação e Educação em Turismo: Perspetivas no Ensino superior português. Revista Turismo & Desenvolvimento, 36(1), 465-475. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i36.11979
Secção
Artigos