Destination innovation and superstar spillover effects on tourism: the entrepreneurial CR7 Museum and Ballon d’Or 2013 winner Cristiano Ronaldo

  • Manuel Au-Yong Oliveira Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Bola de Ouro, Cristiano Ronaldo, Madeira, Portugal, Turistas

Resumo

Esta pesquisa, de cariz qualitativa, envolveu 16 entrevistas e contribui para a investigação sobre inovação no turismo, concluindo que o jogador de futebol Português Cristiano Ronaldo, o vencedor da Bola de Ouro 2013, é um produto inovador topo de gama responsável por um impacto positivo significativo na imagem e reputação do seu país (Portugal) e local de nascimento (a ilha da Madeira) e na atividade turística destes destinos. O novo conceito SuperTourINNOV (Superstar Tourism Innovation) apresentado é uma força de desenvolvimento e de criação de emprego, ao registar-se que o inovador Museu CR7, de Cristiano Ronaldo, está a dar passos significativos para ser uma importante atração de turistas na ilha da Madeira. Os entrevistados, entre os quais se incluem operadores de primeira linha de agências de viagens, turistas no Museu CR7 e funcionários-chave do Museu CR7, realçam a importância da inovação no destino – dependente, em parte e neste caso, das vitórias de Cristiano Ronaldo e do conceito SuperTourINNOV – que se poderá revelar, no entanto, tão incerto quanto a inovação continuada em empresas como a Nokia e a BlackBerry – outrora líderes nas suas áreas.

 

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Oliveira, M. A.-Y. (2014). Destination innovation and superstar spillover effects on tourism: the entrepreneurial CR7 Museum and Ballon d’Or 2013 winner Cristiano Ronaldo. Revista Turismo & Desenvolvimento, 3(21/22), 73-82. https://doi.org/10.34624/rtd.v3i21/22.11969
Secção
Gestão de destinos