Mobilidade corporativa: estudo de casos múltiplos: Carlson Wagon Lits, Alatur e Tour House (São Paulo, Brasil)

  • Elizabeth Kyoko Wada Universidade Anhembi Morumbi
  • Alan Aparecido Guizi Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
  • Aristides Faria Lopes dos Santos Universidade Católica de Santos
  • Laura Aguiar de Meneses Universidade Anhembi Morumbi
Palavras-chave: Mobilidade corporativa, Travel Management Companies, Serviços, Hospitalidade, Stakeholders

Resumo

Apesar de ser um tema novo no turismo, a mobilidade corporativa já apresenta estudos nos Estados Unidos da América, Europa, Ásia e América Latina. Assim como a mobilidade urbana, física, social e tecnológica, a mobilidade corporativa surge com o objetivo de criar soluções estratégicas de deslocamento. Nas empresas, isso se dá por meio das viagens corporativas, expatriação de funcionários, ou simplesmente nos deslocamentos necessários para operacionalizar o cotidiano das organizações. As viagens de negócios no Brasil têm crescido, e mercados como os de agronegócios, petróleo e gás natural contribuirão ainda mais para tal aumento. As Travel Management Companies, conhecidas como TMCs, ganham espaço nesse mercado por serem especialistas em gestão de viagens corporativas. Dessa maneira, o objetivo do presente artigo é apresentar as TMCs como disseminadoras de serviços de mobilidade corporativa. O estudo caracteriza-se como exploratório, qualitativo, com estudo de casos múltiplos. Primeiramente, realizou-se o levantamento bibliográfico para a compreensão de conceitos, estabelecimento de palavras-chave, elaboração do problema de pesquisa e hipóteses. A questão central da pesquisa foi ‘Por que procurar serviços de mobilidade corporativa emTMCs?’. A segunda etapa, empírica, realizou-se com o estudo de casos múltiplos, com escolha por conveniência de acesso aos dados das empresas, selecionando-se Carlson Wagon Lits, Alatur e Tour House; preparação de protocolo de pesquisa; caracterização de cada uma das organizações com dados obtidos em pesquisa de gabinete e a realização de nove entrevistas, sendo as três primeiras com o representante da alta administração de cada uma das TMCs que, por sua vez, indicaram dois representantes de seus stakeholders mais relevantes.

 

 

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Wada, E. K., Guizi, A. A., Santos, A. F. L. dos, & Meneses, L. A. de. (2014). Mobilidade corporativa: estudo de casos múltiplos: Carlson Wagon Lits, Alatur e Tour House (São Paulo, Brasil). Revista Turismo & Desenvolvimento, 3(21/22), 61-71. https://doi.org/10.34624/rtd.v3i21/22.11961
Secção
Gestão de destinos