A cooperação entre os atores no turismo: uma perspetiva interorganizacional e intersetorial

  • Marta Isabel Casteleiro Amaral Instituto Politécnico de Beja
Palavras-chave: Turismo, Cooperação, Parcerias, Desenvolvimento sustentável, Atores

Resumo

Pretende-se com este artigo partilhar com a comunidade, a investigação sobre a importância da cooperação entre os atores num modelo interorganizacional e intersetorial no desenvolvimento e na competitividade dos destinos turísticos. Propõe-se, então, apresentar algumas das conclusões de um estudo científico que teve como principal objetivo compreender a perceção dos agentes turísticos sobre a importância da cooperação entre eles para o desenvolvimento turístico sustentável de uma região com caraterísticas rurais: o Baixo Alentejo (Alentejo). A investigação empírica assentou numa inquirição dos atores sociais das organizações de turismo local e regional, numa perspetiva setorial. Para tal, recorreu-se a uma metodologia quantitativa, baseada na aplicação de um inquérito aos dirigentes de instituições do setor
público e de organizações associativas e de uma amostra de empresários do turismo. O estudo mostrou a perceção dos agentes sobre a importância da cooperação entre os atores para o desenvolvimento turístico do Baixo Alentejo em áreas prioritárias como a organização de pacotes turísticos e circuitos e a promoção turística de produtos temáticos, valorizando os fatores que contribuem para o seu sucesso (trabalho de equipa e comunicação), bem como as suas vantagens ao nível da competitividade e da troca de recursos, assim como as dificuldades para a sua concretização (financeiras, morosidade e burocracia dos processos e problemas de comunicação).

 

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Amaral, M. I. C. (2014). A cooperação entre os atores no turismo: uma perspetiva interorganizacional e intersetorial. Revista Turismo & Desenvolvimento, 3(21/22), 49-60. https://doi.org/10.34624/rtd.v3i21/22.11949
Secção
Gestão de destinos