Turismo e redes de relações entre stakeholders turísticos: aplicação da Análise de Redes Sociais (ARS) como metodologia

  • Henrique Pais Universidade da Beira Interior
  • Margarida Vaz Universidade da Beira Interior
Palavras-chave: Turismo, Redes, Stakeholders turísticos, Análise de Redes Sociais (ARS)

Resumo

Ao incorporar uma grande diversidade de atividades e organizações, o turismo integra diversos stakeholders, os quais, em conjunto, contribuem para o desenvolvimento do produto final. Porque dependem uns dos outros para alcançarem os seus objetivos, o estabelecimento de alianças, parcerias ou redes (networks) entre eles torna-se uma necessidade. O próprio desempenho dos destinos turísticos depende muito das ligações estabelecidas entre os stakeholders que os compõem, pelo que o
trabalho em rede entre os diversos agentes envolvidos constitui um fator muito importante para a competitividade do sector e dos destinos turísticos. Partindo da perspetiva dos stakeholders e recorrendo à Análise de Redes Sociais (ARS) como metodologia, este trabalho estuda e caracteriza as propriedades da rede de cooperação de diversos stakeholders envolvidos no turismo de alguns concelhos do Parque Natural da Serra da Estrela. Complementarmente, identifica a existência de hábitos de cooperação, bem como a perceção dos stakeholders em relação à importância das estruturas em rede. Conclui-se que a maioria dos stakeholders em estudo costuma estabelecer relações de cooperação, e que concordam que as redes podem contribuir para o desenvolvimento do turismo e da região. Contudo consideram existir algumas dificuldades/barreiras à formação e desenvolvimentos de relações de cooperação, que poderão ser agravadas com o fim da Região de Turismo da Serra da Estrela.

 

 

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Pais, H., & Vaz, M. (2014). Turismo e redes de relações entre stakeholders turísticos: aplicação da Análise de Redes Sociais (ARS) como metodologia. Revista Turismo & Desenvolvimento, 3(21/22), 35-48. https://doi.org/10.34624/rtd.v3i21/22.11947
Secção
Gestão de destinos