Co-creating destination development in the post-austerity era: destination management organisations and local enterprise partnerships
Resumo
Este artigo de enfoque regional debate novas abordagens ao modo como a gestão de destinos urbanos tem sido realizada por Organizações de Gestão de Destinos (OGD) num contexto operacional dinâmico. A ideia que subjaz a esta a pesquisa é a escassez da literatura sobre mudança na área da gestão de destinos, particularmente na atual era pós-austeridade. Numa altura em que as OGD são forçadas a repensar o seu modus operandi, a formação de parcerias com organizações que representam a rede do destino mais alargada e que têm interesse no desenvolvimento do destino, poderá ser o caminho a seguir. Este estudo qualitativo multifásico recorre a fontes de dados primários e secundários e envolve a análise de políticas, observação em grupo, entrevistas semiestruturadas com executivos e quadros superiores de organizações específicas. Os resultados comprovam que o envolvimento pró-ativo da rede mais alargada de gestão de destinos na economia do turismo é crucial para a sustentabilidade futura das OGD em Inglaterra. O foco incide em explorar oportunidades de aliança alternativas numa tentativa de preencher a lacuna de financiamento deixada pelo setor público. Com base nas limitações da evidência empírica sobre o tema até à data, os resultados deste estudo procuram lançar uma luz sobre alianças inter-organizacionais. Estas podem ter uma relevância prática para as OGD urbanas, direcionadas para os visitantes, que procuram adquirir financiamento adicional numa era pós-recessão.