Aldeias do Xisto: a estratégia de marketing e comunicação de uma marca territorial

  • Bruno Alexandre Cipriano Rapaz Ramos Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa
  • Raquel Barbosa Ribeiro Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa
Palavras-chave: Marketing territorial, Aldeias do Xisto, Comunicação

Resumo

Este artigo analisa a estratégia de marketing e comunicação utilizada para afirmar as Aldeias do Xisto como marca territorial no panorama turístico nacional e internacional. O projeto das Aldeias do Xisto enquadra-se numa estratégia de desenvolvimento regional levada a cabo na Região Centro de Portugal por organismos públicos e privados, com o objetivo de promover o desenvolvimento social e económico desse território. No processo de pesquisa, foram analisados documentos governamentais e da Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto (ADXTUR), foram entrevistados antigos e atuais responsáveis pelo projeto e obteve-se o parecer de parceiros privados da marca. Os resultados mostram que a construção da marca se centrou na afirmação da identidade e da notoriedade do destino, orientando-se crescentemente para a internacionalização, a captação de novos públicos e a comunicação comercial.

 

 

 

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Ramos, B. A. C. R., & Ribeiro, R. B. (2014). Aldeias do Xisto: a estratégia de marketing e comunicação de uma marca territorial. Revista Turismo & Desenvolvimento, 3(21/22), 13-23. https://doi.org/10.34624/rtd.v3i21/22.11933
Secção
Gestão de destinos