A coesão grupal no olhar do turista

  • Alexandra Matos Pereira Universidade de Coimbra
  • Fernanda Cravidão Universidade de Coimbra
Palavras-chave: Gaze, Grupo, Tourist gaze, Panoptismo, Team gazing

Resumo

O conceito de tourist gaze (Urry, 1996) depressa evoluiu de um visualismo primário para uma experiência corporalizada multissensorial (Urry & Larsen, 2011). É uma experiência turística individual que poderá ser compreendida à luz da neurociência cognitiva (Damásio, 2013), mas é ao mesmo tempo um processo grupal (Carron & Brawley, 2012) em que o olhar de cada um condiciona e é condicionado pelo olhar dos outros elementos do grupo. Com este estudo confirma-se que o tourist gaze não assenta apenas na relação binária Foucaultiana do gaze clínico, mas numa prática relacional (Urry & Larsen, 2011) em que os collective gazers (Larsen, 2011) dos circuitos turísticos confluem para opiniões idênticas sobre o destino, mesmo com percepções iniciais totalmente díspares, num organizado team gazing.

 

 

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Pereira, A. M., & Cravidão, F. (2014). A coesão grupal no olhar do turista. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(21/22), 425-439. https://doi.org/10.34624/rtd.v2i21/22.11919
Secção
Tourist gaze