O estado atual e perspetivas futuras de investigação da imagem de destinos turísticos: o caso de Portugal

  • Ana Mano Universidade de Aveiro
  • Rui Augusto da Costa Universidade de Aveiro
  • Victor Manuel Ferreira Moutinho Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Marketing, Imagem de destinos turísticos, Imagem percebida, Imagem projetada, Portugal

Resumo

A imagem de destinos turísticos é um conceito amplamente estudado, complexo e multidimensional. A literatura indica que a imagem é determinante no comportamento dos visitantes perante o destino. Neste sentido, a gestão de marketing torna-se fundamental para o sucesso dos destinos turísticos. Os investigadores e especialistas de marketing em turismo devem prestar especial atenção ao tema da imagem que se mostra de relevância para as estratégias de promoção de destinos. Este é um dos enfoques principais do presente estudo, assim como analisar o caminho da investigação sobre a imagem de Portugal como destino turístico. A presente investigação permite concluir que, em Portugal, a investigação sobre a imagem mostra-se pouco orientada em vários aspetos. Esta deve ser reorientada de maneira a conseguir-se concluir sobre as discrepâncias e semelhanças entre a imagem percebida pelos visitantes e a imagem projetada pelos responsáveis dos destinos. Algumas implicações são apontadas, assim como orientações para a investigação futura sobre a imagem em Portugal.

 

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Mano, A., Costa, R. A. da, & Moutinho, V. M. F. (2014). O estado atual e perspetivas futuras de investigação da imagem de destinos turísticos: o caso de Portugal. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(21/22), 391-402. https://doi.org/10.34624/rtd.v2i21/22.11913
Secção
Marketing turístico