‘Mergulhar num mundo mágico’: a promoção do rural em três redes de aldeias em Portugal

  • Catarina Capela Universidade de Aveiro
  • Elisabete Figueiredo Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Análise de conteúdo, Áreas rurais, Turismo rural, Promoção de destinos rurais

Resumo

A valorização crescente das áreas rurais como espaços orientados para consumo decorre de diversos processos de transformação, sobretudo dos que se relacionam com a perda de relevância socioeconómica da atividade que tradicionalmente os caracterizava – a agricultura. Na sequência destes processos, numa boa parte do território rural português, o turismo e as atividades associadas têm-se constituído como centrais, sendo frequentemente apontados como mecanismos de revitalização e desenvolvimento local. A promoção turística constitui-se como um aspeto muito relevante na representação, consumo e reconfiguração de muitos destes territórios, contribuindo para a formação de um imaginário social sobre o rural através da sua apresentação frequente como espaço idílico e pleno de oportunidades de recreio.
Com base na análise de conteúdo dos materiais promocionais (textuais e visuais) das redes das Aldeias do Xisto, Aldeias Históricas de Portugal e Aldeias Vinhateiras, foi analisado o modo como o rural e a ruralidade são promovidos, destacando os principais símbolos e narrativas utilizadas1. Os resultados obtidos demonstram que os materiais promocionais das três Redes mobilizam de forma combinada símbolos e elementos, materiais e imateriais, de caráter local e global. Tais símbolos e elementos parecem ser crescentemente transformados em produtos e experiências comercializáveis.

 

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Capela, C., & Figueiredo, E. (2014). ‘Mergulhar num mundo mágico’: a promoção do rural em três redes de aldeias em Portugal. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(21/22), 377-389. https://doi.org/10.34624/rtd.v2i21/22.11911
Secção
Marketing turístico