“Mil emoções que brotam da terra”: as representações do rural nos materiais promocionais do Turismo de Portugal
Resumo
Neste trabalho parte-se do pressuposto que o turismo possui um papel crescentemente relevante na reconfiguração de uma boa parte dos territórios rurais do mundo ocidental, tanto em termos materiais como simbólicos, em consequência da progressiva constituição daqueles territórios como lugares de consumo, especialmente vocacionados para o recreio e o lazer. Assim, a promoção turística do rural tem, nos últimos anos, colocado maior ênfase nas características que o constituem como um espaço atrativo, pleno de oportunidades de recreio e capaz de proporcionar experiências únicas e completas, combinando a tradição e a modernidade. A promoção turística do rural sustenta-se no e simultaneamente faz apelo ao imaginário urbano sobre aquele território, apresentando-o como ‘idílico’, ‘autêntico’ e ‘genuíno’. Com base na análise de conteúdo das componentes textuais dos materiais destinados à promoção dos destinos rurais para o mercado interno, produzidos pelo Turismo de Portugal entre 1986 e 2012, procura-se analisar o modo como aqueles destinos são representados e debater as principais transformações nos símbolos e discursos utilizados. A evidência empírica demonstra uma clara orientação, nas duas últimas décadas, para a promoção do rural como espaço preservado e natural, vocacionado para os turistas, ao mesmo tempo que parece consolidar-se a negligência dos habitantes locais e das suas atividades.