Histerese cultural e imagem: um ensaio acerca do efeito das relações histórico-afetivas sobre a interpretação da sustentabilidade de destinos turísticos

  • Anderson Gomes de Souza Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Marisa P. de Brito NHTV Universidade de Ciências Aplicadas
  • Salomão Alencar de Farias Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: Histerese cultural, Relações histórico-afetivas, Imagem de destinações, Consumo turístico, Sustentabilidade

Resumo

O processo de formação da imagem de destinos turísticos é um tema que tem sido amplamente discutido no ambiente acadêmico. Entretanto, tendo-se em vista que as relações histórico-afetivas entre países ainda não foram levadas em consideração, o objetivo deste trabalho é trazer este fator específico ao debate. Com base na literatura, sugerese que a imagem mental do consumidor (turista) acerca de uma localidade seja determinada por fatores que antecedem a sua própria perceção. Sendo assim, por meio de uma articulação teórica pretende-se construir a base necessária para a obtenção de insights acerca do assunto. O que pode resultar em novas perspetivas de estudo no que se refere à interpretação de destinos turísticos.

 

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Souza, A. G. de, Brito, M. P. de, & Farias, S. A. de. (2014). Histerese cultural e imagem: um ensaio acerca do efeito das relações histórico-afetivas sobre a interpretação da sustentabilidade de destinos turísticos. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(21/22), 351-361. https://doi.org/10.34624/rtd.v2i21/22.11905
Secção
Marketing turístico