A rede geográfica como método de análise da atividade turística

  • Suelen de Leal Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marcelino de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ivo Elesbão Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Redes, Geografia, Turismo, Desenvolvimento, Planejamento

Resumo

O objetivo principal deste artigo foi propor um sistema de análise da atividade turística, alicerçado nas dimensões organizacional, temporal e espacial das redes geográficas. Metodologicamente foi empregue uma análise bibliográfica, que destacou o entendimento de rede na ciência geográfica e a rede como estrutura organizacional para a atividade turística. Considerando que o turismo cria redes de dimensões materiais e imateriais envolvendo diversos segmentos, a estrutura da rede geográfica oferece um entendimento relacional e integrado dos principais elementos que compõe a rede do setor turístico, contribuindo, desta forma, para um planejamento mais eficiente das atividades turísticas.

 

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Rodrigues, S. de L., Souza, M. de, & Elesbão, I. (2014). A rede geográfica como método de análise da atividade turística. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(21/22), 307-316. https://doi.org/10.34624/rtd.v2i21/22.11891
Secção
Geografia do turismo