Sistemas de Gestão de Destinos e a adoção tecnológica: desafios para as organizações de gestão de destinos

  • Catarina Antónia Martins Escola Superior de Comunicação Administração e Turismo do Instituto Politécnico de Bragança
  • Carlos M. M. Costa Universidade de Aveiro
  • Osvaldo Rocha Pacheco Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Organizações de gestão de destinos, Sistemas de gestão de destinos, Tecnologia, Destinos turísticos

Resumo

As Organizações de Gestão de Destinos (OGD) têm-se tornado mais proeminentes no papel de responsáveis pelo desenvolvimento de destinos agindo como catalisadoras e facilitadoras na concretização do desenvolvimento turístico. A estas organizações compete o papel de intermediário na consolidação do vasto conjunto de produtos no destino e a sua distribuição eletrónica aos agentes de viagens, a outros intervenientes na distribuição e aos consumidores turísticos. O presente artigo pretende apresentar os principais contributos existentes na literatura sobre as oportunidades e os desafios que se colocam às OGD no que respeita à adoção tecnológica. Para além disso discute as especificidades de implementação de um Sistema de Gestão de Destinos como infraestrutura tecnológica destas organizações. O artigo permite concluir sobre o papel que as OGD devem assumir como intermediários e sobre a necessidade de acrescentar valor. Se as OGD aderirem ativamente ao negócio eletrónico podem acrescentar valor ao consumidor mas também aos fornecedores turísticos.

 

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Martins, C. A., Costa, C. M. M., & Pacheco, O. R. (2014). Sistemas de Gestão de Destinos e a adoção tecnológica: desafios para as organizações de gestão de destinos. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(21/22), 247-254. https://doi.org/10.34624/rtd.v2i21/22.11551
Secção
E-tourism e TIC