Os dispositivos móveis no apoio a visitas a museus

  • Pedro Beça Universidade de Aveiro
  • Rui Raposo Universidade de Aveiro
  • Cátia Figueiredo Universidade de Aveiro
Palavras-chave: m-Tourism 2.0, Visitas a museus, Cultura participativa

Resumo

Nos últimos anos tem-se vindo a assistir a uma profunda transformação na sociedade como consequência da evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação, que potenciaram o desenvolvimento de um leque alargado de novos serviços que facilitam a interação a nível global. Verificou-se também uma evolução dos dispositivos móveis, que passaram a integrar cada vez mais funcionalidades e tornaram-se instrumentos cada vez mais comuns no nosso dia-a-dia. Mais recentemente, em resultado do aparecimento do paradigma da Web 2.0, os utilizadores comuns deixaram de ser apenas consumidores de conteúdos e passaram a ter também a possibilidade de os criar e partilhar. Tornamo-nos, assim, num novo tipo de consumidor, designado como prosumer. É neste contexto que se enquadra o trabalho de investigação descrito em parte neste artigo e cujo objetivo passa por estudar o papel que a cultura participativa e os serviços da Web 2.0 poderão ter no enriquecimento das experiências turísticas em contextos de m-Tourism, conduzindo ao que se designará como m-Tourism 2.0. O âmbito do mesmo trabalho de investigação restringe a experiência turística considerada à visita a um museu. Para a consolidação do conceito de m-Tourism 2.0 proposto considerou-se ainda adequado o desenvolvimento de um protótipo que cristalize na prática o proposto em teoria.

 

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Beça, P., Raposo, R., & Figueiredo, C. (2014). Os dispositivos móveis no apoio a visitas a museus. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(21/22), 237-245. https://doi.org/10.34624/rtd.v2i21/22.11549
Secção
E-tourism e TIC