Mineração de conteúdos em mídias sociais: uma construção metodológica

  • Guilherme Mendes Thomaz Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Eduardo Michelotti Bettoni Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Alexandre Augusto Biz Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Clara Kamila Batista Santos Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Palavras-chave: Mineração de conteúdos em mídias sociais, Mídias sociais, Metodologia de pesquisa, Pesquisa em turismo

Resumo

No presente artigo objetivou-se apresentar as metodologias de mineração de conteúdos em mídias sociais e seus os desafios, além de analisar modelos de descoberta de conhecimento (Knowledge Discovery in Databases – KDD). As mídias sociais provocaram mudanças significativas na atividade turística, principalmente em relação aos conteúdos gerados por usuários (User Generated Conten – UGC). A expansão exponencial de dados online fez com que as mídias sociais se tornassem uma potencial fonte de informações e conhecimentos relevantes para a tomada de decisão organizacional. Nesse cenário, a mineração de conteúdo é considerada uma atividade desafiadora e exige o desenvolvimento de novas técnicas e ferramentas capazes de coletar e transformar, de forma rápida e automatizada, um grande volume de
dados em conhecimento. Este estudo exploratório de base documental e bibliográfica foi alicerçado em artigos científicos das áreas de Ciência e Gestão da Informação, Sistemas de Informação, Tecnologia e Internet, Ciência da Computação, Recuperação de Informação e Mineração de Dados. O resultado foi a proposição de uma metodologia de mineração de conteúdos em mídias sociais para auxiliar na gestão de destinos turísticos.

 

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Thomaz, G. M., Bettoni, E. M., Biz, A. A., & Santos, C. K. B. (2014). Mineração de conteúdos em mídias sociais: uma construção metodológica. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(21/22), 223-235. https://doi.org/10.34624/rtd.v2i21/22.11547
Secção
E-tourism e TIC