As tecnologias da informação e o agenciamento de viagens: um estudo no website da Operadora de Turismo CVC
Resumo
A internet destaca-se como uma das ferramentas que mais trouxe benefícios para as relações entre empresas e consumidores, pois proporcionou maior acesso à informação e facilitou a comunicação entre as pessoas. As agências de viagens por sua vez foram obrigadas a aderirem ao uso das novas tecnologias para se amoldar a um novo mercado. Tais empresas passaram a comercializar seus produtos e serviços utilizando-se de websites. Assim sendo, este estudo teve como objetivo avaliar o conteúdo e a qualidade das informações disponibilizadas no website da CVC, agência considerada como uma das melhores empresas de venda online do Brasil, a fim de identificar se o website possui problemas de usabilidade que podem afetar o atendimento das necessidades dos usuários. Para tanto, buscou-se na literatura discussões sobre tecnologias da informação, agências de viagens e usabilidade. Neste sentido, foi realizado um teste que permitiu a identificação de alguns problemas de usabilidade. Destaca-se, portanto, que o website analisado mesmo sendo uma ferramenta muito útil de compra e venda de serviços/produtos do setor de viagens e turismo, necessita de ajustes, para que assim possa atender com qualidade as necessidades dos seus usuários.