As tecnologias da informação e o agenciamento de viagens: um estudo no website da Operadora de Turismo CVC

  • Mayara C. de Medeiros Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Mabel S. de Araújo Bezerra Guardia Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Sérgio Ramiro Rivero Guardia Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Palavras-chave: Websites, Usabilidade, Agenciamento, CVC

Resumo

A internet destaca-se como uma das ferramentas que mais trouxe benefícios para as relações entre empresas e consumidores, pois proporcionou maior acesso à informação e facilitou a comunicação entre as pessoas. As agências de viagens por sua vez foram obrigadas a aderirem ao uso das novas tecnologias para se amoldar a um novo mercado. Tais empresas passaram a comercializar seus produtos e serviços utilizando-se de websites. Assim sendo, este estudo teve como objetivo avaliar o conteúdo e a qualidade das informações disponibilizadas no website da CVC, agência considerada como uma das melhores empresas de venda online do Brasil, a fim de identificar se o website possui problemas de usabilidade que podem afetar o atendimento das necessidades dos usuários. Para tanto, buscou-se na literatura discussões sobre tecnologias da informação, agências de viagens e usabilidade. Neste sentido, foi realizado um teste que permitiu a identificação de alguns problemas de usabilidade. Destaca-se, portanto, que o website analisado mesmo sendo uma ferramenta muito útil de compra e venda de serviços/produtos do setor de viagens e turismo, necessita de ajustes, para que assim possa atender com qualidade as necessidades dos seus usuários.

 

 

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Silva, M. C. de M., Guardia, M. S. de A. B., & Guardia, S. R. R. (2014). As tecnologias da informação e o agenciamento de viagens: um estudo no website da Operadora de Turismo CVC. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(21/22), 193-201. https://doi.org/10.34624/rtd.v2i21/22.11537
Secção
E-tourism e TIC