Do e-turismo ao i-turismo: Tendências no marketing dos serviços turísticos
Resumo
A crescente adoção das redes sociais, a par da tendencial disseminação do uso de dispositivos móveis (smartphones e tablets), tem transformado o modo como consumidores e empresas turísticas interagem entre si. Mais do que uma simples alteração nos meios e ferramentas de comunicação, são novos paradigmas que tendem a reinventar a gestão do produto, do preço, da distribuição e da comunicação dos serviços turísticos e, consequentemente, os modelos e processos de marketing management das empresas turísticas. O contributo central do presente artigo para a investigação traduz-se na sistematização dos novos paradigmas comunicacionais que estão na base de um novo ambiente designado de i-turismo, no qual proliferam as tecnologias móveis e as redes sociais. Através da compreensão deste ambiente, projeta-se o novo ciclo de vida das experiências turísticas, identificando os novos modelos e processos de marketing management adotados pelas empresas turísticas. A referida análise terá a matriz de marketing mix como referencial, explorando as alterações e tendências de gestão em cada uma das suas dimensões (preço, produto, comunicação e distribuição: 4P’s). A revisão do estado da arte no presente domínio de investigação, a par do recurso a diferentes relatórios e estudos de caso
referenciados como boas práticas, foram procedimentos de investigação fundamentais para a elaboração do presente artigo.